Facebook logo Linkedin logo Twitter logo Youtube logo

Programa


Visão Geral do Programa

A edição latinoamericana do Sustainable Cosmetics Summit terá quatro sessões dividas nos 2 dias de programa. Para receber o programa detalhado, favor entrar em contato conosco.

 

Quarta-feira, 14 de setembro: Dia Um

Sessão Um: Desenvolvimento da Sustentabilidade

Sessão Dois: Materiais Verdes

 

Quinta-feira, 15 de setembro: Dia Dois

Sessão Três: Atualizações do Marketing

Sessão Quatro: Impactos Sociais e nos Consumidores

 

++ Nota: o summit será em inglês e português com tradução simultânea ++

 

Programa Detalhado

Quarta-feira, 14 de setembro: Dia Um

Sessão Um: Desenvolvimento da Sustentabilidade

A primeira sessão trará atualizações sobre a sustentabilidade na indústria de cosméticos. O palestrante de abertura do summit destacará a crescemte complexidade e os desafios da sustentabilidade. Como as empreas de cosméticos e ingredientes deveriam equilibrar objetivos econômicos, sociais e ambientais?Qual é a melhor maneira de encorajar mudanças positivas?

Com um interesse ainda maior em reduzir a emissão de gases do efeito estufa à partir da última Conferência do Clima (COP21), algumas estratégias serão compartilhadas sobre como as marcas de cosméticos podem reduzir a emissão de carbono. Também será discutida a importância do manejo da água, principalmente por causa da seca em muitas regiões do Brasil nos últimos tempos. O uso de materiais sustentáveis para diminuir o impacto das embalagens também será abordado. Haverá também uma palestra sobre a abordagem do design ecológico para criar “closed loops” para as embelagens de produtos de higiene pessoal. A sessão será encerrada com um debate sobre o futuro papel dos cosméticos em uma economia circular.

 

Sessão Dois: Materiais Verdes

Alguns dos maiores avanços na indústria dos cosméticos estão relacionados à materia-prima. Muitas empresas de cosméticos e ingredientes estão optanto por materiais verdes, visando um menor impacto ambiental e/ou menor impacto na saúde. Essa sessão abordará importantes desenvolvimentos neste sentido, enfatizando alternativas verdes para ingredientes convencionais.

Com uma demanda crescente por fontes sustentáveis de ingredientes, um estudo de caso será apresentado por uma empresa global de ingredientes sobre projetos na Amazônia. Algumas idéias relacionadas aos desafios de  trabalhar com comunidades locais serão compartilhadas, bem como sobre a importância das certificações. Alguns procedimentos sobre como substituir o SLS / SLES, esqualeno e polietileno por ingredientes verdes serão discutidos. Uma marca líder de cosméticos irá expor suas experiências com relação ao uso de novos ativos verdes. Para concluir esta sessão, os palestrantes debaterão sobre a perspectiva futura para os ingredientes verdes: a tendência é usar mais materiais com menor impacto ambiental, ou o caminho é usar novos ingredientes em novas aplicações?

 

Quinta-feira, 15 de setembro: Segundo Dia

Sessão Três: Atualizações do Marketing

Em meio à recessão pela qual a economia brasileira está passando, as empresas e marcas estão focando no marketing para fortalecer as vendas e conquistar sua parcela no mercado. Esta sessão destacará os maiores avanços no mercado de cosméticos verdes. Para começar, a palestra de abertura da sessão pretende expor sobre a maneira de pensar “holonomic”: como esse novo conceito pode encorajar as marcas a “pensarem fora da caixa”? Quais são as implicações para o mercado de cosméticos verdes?

Serão discutidas nesta sessão questões relacionadas ao número crescente de rótulos éticos na indústria de cosméticos. Além dos naturais e orgânicos, quais novos rótulos estão emergindo no mercado? Quais são as implicações para as marcas latinoamericanas? Uma marca pioneira na Europa compartilhará suas experiências com relação à distribuição de cosméticos na América Latina, enquanto outra empresa explorará as oportunidade para os produtos para o cabelo. Uma rede de supermercados apresentará questões enfrentadas pelos retailers com relação à sustentabilidade. Uma das palestras tratará de melhores práticas na comunicação para produtos sustentáveis.

A sessão terminará com os palestrantes discutindo sobre as dificuldades de comercializar produtos verdes durante este período de recessão econômica: como as marcas e distribuidores podem manter os consumidores interessados em comprar produtos sustentáveis? Como fortalecer a preferência por estes produtos em um mercado que é sensível ao preço?

 

Sessão Quatro: Impactos Sociais e nos Consumidores

Uma das questões relacionadas à sustentabilidade que as vezes é esquecida pela indústria de cosméticos é o impacto social: algumas empresas estão desenvolvendo estratégias para valorização do lado social e para maior engajamento com os consumidores. Essa sessão irá explorar alguns avanços e também algumas possibilidades neste sentido. 

A palestra de abertura pretende destacar o impacto dos cosméticos & produtos de higiene pessoal à nivel do consumidor. Uma atualização global sobre as regulamentações para os cosméticos seguros e sobre os testes em animais será apresentada. Como o Brasil se compara com outros países nestes  temas? Uma marca pioneira irá compartilhar suas estratégias para criar este valor social com seus produtos naturais para o cabelo. Uma pesquisa atualizada sobre consumo consciente será apresentada juntamente com um estudo de caso sobre a redução da perda de materias.

Para concluir, os palestrantes discutirão sobre mudanças positivas: como os consumidores podem ser encorajados a comprar produtos sustentáveis e a usá-los com mais responsabilidade? Como é possível promover um comportamento responsável dos consumidores?

 

Por favor complete nosso formulário para receber o programa detalhado do summit.

Organized by:

Organic Monitor

Powered by:

Gold Sponsor:

Grupo Boticario

Silver Sponsor:

J. Rettenmaier
Cargill

Supporting Organizations:

IBD ABC
Harris Institute Ecocert
Cosmebio Abifina
OIA Organics Brazil
Abihpec

Media Partners:

Atualidade Cosmetica Brazil Beauty News
Atualidade Cosmetica C&T Brasil
Cosmetics Design World Press Online